Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Cefaleia em salvas: o que é, sintomas e tratamento

Entenda mais sobre uma das dores mais fortes que uma pessoa pode sentir.

Veja a diferença entre esta doença em relação a dores de cabeça comuns e enxaqueca.

Uma doença rara, mas que é descrita pela medicina como uma das dores mais fortes que uma pessoa pode sentir. Esta é a cefaleia em salvas que, diferente da dor de cabeça comum ou da enxaqueca, atinge apenas um dos lados da face. Surge, principalmente, entre a primeira e a segunda hora de sono, mas também conta com crises diurnas.

A cefaleia em salvas aparece em períodos de tempos espaçados – de uma a três vezes por dia durante semanas ou meses, podendo ficar ‘adormecida’ por longos períodos, durante anos. Contudo, mesmo com intervalo de tempo, ela traz uma dor intensa e muito forte ao paciente, que não consegue executar nenhuma atividade.

A literatura médica ainda não tem uma definição sobre o que causa a cefaleia em salvas, mas algumas hipóteses vêm sendo discutidas pela comunidade científica. A principal delas é que esta fortíssima dor de um dos lados da face surge no hipotálamo, conhecido pela regulação do ciclo circadiano – ou popularmente conhecido como relógio biológico.

Entre as principais funções do hipotálamo está a regulação do sono, que explicaria as crises que ocorrem hora(s) depois da pessoa dormir. Hábitos como consumo de álcool, tabagismo e alimentos ingeridos vêm sendo descartados pelos especialistas, que reforçam a ideia de edemas na parede da artéria carótida na cabeça.

Sintomas
Os principais sintomas da cefaleia em salvas permitem identificar a doença e eliminar a possibilidade de dores de cabeça comuns ou enxaqueca. Os sintomas em um dos lados da face serão:

– Vermelhidão no olho;
– Inchaço do lado da face;
– Dor lancinante;
– Pálpebras caídas e dificuldade em abrir o olho.
– Lacrimação.

Além destes sintomas que atingem apenas um lado, há outros que podem afetar toda a cabeça/face.

– Congestão nasal (e até corrimento nasal);
– Horas específicas de surgimento da dor (a pessoa, inclusive, já pode saber antecipadamente o momento que terá uma crise);
– Duração entre 15 a 180 minutos de dor intensa;
– Sensação de queimação, perfuração e ‘facadas’ na cabeça;
– Dor atrás do olho, podendo atingir uma área do tamanho da palma da mão (que inclui da testa até o lábio superior);
– As crises podem durar de dias até anos, ficando estagnada por um tempo.

Tratamento
Sem uma cura específica para a cefaleia em salvas, algumas medidas podem ser adotadas para que o paciente possa ter uma melhor qualidade de vida quando atingido pelas crises.

– Utilização de oxigênio através de uma máscara que aliviará a dor, mas não a cessará;
– Medicamentos como sumatriptano (intranasal), melatonina (comprimido) e zolmitriptana (nasal ou comprimido);
– Outras substâncias como a di-hidroergotamina feita no hospital, lidocaína (nasal) e octreotida (hormônio através de injeção).

Outros tratamentos também podem ser utilizados caso os listados acima não tenham sucesso. O primeiro ponto é evitar o consumo de bebidas alcoólicas que trazem fortes dores na região, assim como alimentos que contenham altos níveis de nitrato (como os embutidos).

Utilização de carbonato de lítio, corticosteroides, ergotamina e outros medicamentos, todos com algum efeito colateral, também podem ajudar num tratamento contra as dores.

Se você possui algum tipo de dor localizada na cabeça e busca a melhor solução para o seu problema, faça exames com a Neuromaster, referência em diversas especialidades neurológicas e psiquiátricas. Marque agora mesmo sua consulta e tenha uma melhor qualidade de vida.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados