Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Conheça os principais cuidados que devemos ter no paciente com Demência Vascular

Atualmente, a terceira idade representa cerca de 10% da população do planeta. Com este envelhecimento populacional, também houve um significativo aumento de doenças degenerativas.
São consideradas doenças degenerativas aquelas que acarretam na perda gradual do funcionamento de certo órgão, não sendo relativas a inflamações, infecções e até tumores. Uma das doenças degenerativas que mais atinge a população idosa é a demência vascular, enfermidade que causa perda de memória.

O que é a demência vascular?
Aqui no Brasil a doença é o segundo tipo de demência mais comum, ficando atrás apenas do Alzheimer. A demência vascular é mais comum no sexo masculino, com a faixa etária igual ou superior a 85 anos.
Normalmente, a doença é o resultado de lesões originadas quando um coágulo impede a passagem de sangue no cérebro.
O indivíduo que sofre de demência vascular apresenta perda de memória, incluindo a dificuldade em executar tarefas simples do dia a dia como comer, por exemplo. Além disso, também existem alterações comportamentais, tais como irritabilidade, insônia e agressividade.
Trata-se de uma enfermidade bastante semelhante ao Alzheimer, mas enquanto no caso do Alzheimer ainda não foi detectada a causa que leva a morte dos neurônios, na demência vascular sabe-se que ela se manifesta quando há pequenos infartos cerebrais.

Existe cura para a demência vascular?
Não, entretanto é possível tratar a doença. Atualmente os tratamentos voltados para a demência vascular não visam a sua cura, mas o retardo de sua progressão.
No caso de um idoso que possua dificuldade em realizar algumas atividades sozinho, como se vestir e usar o banheiro, mas que ainda é capaz de andar, ele receberá um tratamento que prolongue a sua capacidade de caminhar por conta própria.
Além dos medicamentos, outras medidas podem ser tomadas para evitar a evolução da demência, como parar de fumar e controlar o diabetes.

Quais os principais cuidados com um paciente que sofre de demência vascular?
De modo geral, todos os idosos requerem cuidados, mas a atenção deve ser redobrada àqueles que sofrem de demência vascular.
A seguir, confira as principais dicas de como cuidar de um paciente que sofre da doença. Estes cuidados não só beneficiarão o idoso, mas também auxiliarão no convívio do paciente como um todo:
1. Simplifique a comunicação: Um paciente que sofre de demência vascular terá dificuldades para se lembrar do nome de pessoas, objetos e terá uma baixa compreensão daquilo que lhe é dito. Por isso, a comunicação verbal deverá ser por meio de frases simples e curtas, para que ele possa compreender aquilo que foi dito.
Se o idoso não entendeu, repita a frase ou faça uso de expressões que tenham o mesmo sentido. É fundamental que se mantenha o tom de voz calmo.
2. Determine rotinas: Na medida em que a demência vascular evolui, o paciente torna-se mais inseguro. Sendo assim, alterações de ambiente ou em suas atividades do dia a dia podem causar confusão mental.
Sendo assim, crie rotinas, de forma que as tarefas (alimentação e higiene pessoal, por exemplo) sejam executadas sempre na mesma hora. No caso das roupas, é importante abrir mão de algumas peças mais complexas, como as blusas e calças com zíper ou botões e até mesmo cintos, por conta das fivelas.
3. Trabalhe a segurança do paciente: Por conta da redução auditiva e visual do paciente idoso, é preciso tomar certos cuidados para evitar o risco de quedas e incentivar a sua segurança.
Algumas medidas que podem ser tomadas são: A remoção de tapetes e excesso de mobílias na casa, a instalação de pisos antiderrapantes e barras de segurança em locais como o banheiro, e a remoção de objetos que representem perigo.
4. Trabalhe a independência do paciente: Um erro muito comum dos familiares de pacientes que sofrem de demência vascular é realizar suas tarefas em seu lugar. Apesar de o envelhecimento trazer limitações ao indivíduo, é primordial trabalhar a independência e autonomia do paciente.
Por isso, incentive-o a realizar sozinho as tarefas que estejam em sua rotina. Ao perceber que ele teve alguma dificuldade, o oriente. E se ele não conseguiu executá-la, aí sim o auxilie de forma mais direta.

Estes são os principais cuidados que devem ser tomados com os pacientes que sofrem de demência vascular. Se você tem algum familiar idoso que está apresentando algum sinal da doença, agende uma consulta conosco que realizaremos todos os exames necessários.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados