Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Demência Vascular: sintomas e tratamentos.

A Demência Vascular é um conceito que surgiu no final da década de 1980 para definir um quadro de perda de função cerebral associado a dificuldades de circulação do sangue para o cérebro. Este é o segundo motivo mais frequente para a demência em países ocidentais, sendo o principal a Doença de Alzheimer.

Esse tipo de doença afeta principalmente a população idosa masculina, e acontece quase sempre através de pequenos derrames que vão ocorrendo no cérebro do indivíduo, causando eventos de falta de oxigenação no tecido cerebral, chamados de isquemias.

A soma destas isquemias pode criar um quadro de declínio cognitivo até o ponto da demência, o que significa que o paciente tem dificuldade para executar até mesmo tarefas simples.

Os sintomas são muitas vezes confundidos com a Doença de Alzheimer, e é uma condição de difícil diagnóstico.

Os sintomas da Demência Vascular podem depender da parte do cérebro afetada pela carência de fluxo sanguíneo, e podem se sobrepor aos sintomas de outros tipos de demência, em especial ao da Doença de Alzheimer.

Isso acontece porque a Demência Vascular também pode se desenvolver gradualmente, como acontece com o Alzheimer, e elas podem ocorrer ao mesmo tempo, uma condição conhecida como Demência Mista.

Se os sintomas ocorrerem após um enfarto bem evidente que deixa sequelas como uma paralisia parcial, por exemplo, o diagnóstico fica bem mais claro. Mas a Demência Vascular também pode ser causada por pequenos episódios que afetam o paciente de forma quase imperceptível, como uma sonolência ou uma dor de cabeça aguda, e podem se seguir a outras isquemias imperceptíveis e causar dano cerebral.

Os sintomas da Demência Vascular incluem:

• Problemas com a memória;
• Confusão;
• Desequilíbrios e quedas;
• Dificuldades com a linguagem;
• Perda de habilidades motoras e espaciais;
• Depressão e doenças emocionais.

O grupo de risco para esta condição é composto por pessoas com mais de 65 anos, histórico de problemas cardíacos, colesterol alto, que tenham diabetes, obesos e fumantes.

Existe tratamento?

Os médicos podem detectar a demência com facilidade, mas a Demência Vascular não pode ser detectada por um teste específico. Apesar disso, a condição pode ser diagnosticada com abundância de informações obtidas através da aplicação de testes e exames, e através do histórico do paciente.

Não é possível reverter a perda de função cerebral mesmo após o diagnóstico, mas o controle da saúde do coração e dos vasos sanguíneos pode retardar a taxa de evolução da Demência Vascular e até impedir declínio ainda maior da capacidade cognitiva.

A adoção de uma dieta equilibrada e de uma rotina de exercícios associadas ao uso de medicamentos, da adaptação do ambiente e do apoio de familiares e cuidadores pode melhorar bastante a vida de pessoas que desenvolveram a Demência Vascular.

Buscando respostas?

Se detectada a tempo, a Demência Vascular pode ser melhor controlada para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.

A Neuromaster – Clínica de Neurologia oferece uma grande variedade de exames e especialidades para a prevenção e tratamento de doenças relacionadas à neurologia, neuropediatria, psiquiatria, entre outras.

Acesse o nosso site ou ligue e marque uma consulta ou solicite um exame agora mesmo!

www.neuromaster.com.br
(61) 3436-0707 / (61) 3575-9750

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados