Eletroencefalograma (EEG)
O que é?
O eletroencefalograma- EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo.O EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos, pois a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento.
Por que fazer o exame?
- Suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral.
- Pacientes com epilepsia ou quando houver suspeita desta patologia.
- Ajudar no diagnóstico de pacientes com doenças neurológicas e psiquiátricas.
Como é realizado?
O EEG é um exame simples, indolor, e pode ser realizado em qualquer idade, geralmente o paciente esta acordado, numa cama ou poltrona, e tentar relaxar e ficar bem tranquilo durante a realizaçao deste exame, e se possível até dormir.
É realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo, com auxílio de uma pasta condutora que ajuda a fixá-los, permite a aquisição adequada dos sinais elétricos que constituem a atividade elétrica cerebral.
Após realização do exame, o registro é laudado pelo médico neurofisiologista.
Existe algum tipo de preparo específico?
- Lavar bem os cabelos, mas deve estar bem secos na hora do exame.
- Não utilizar nenhum produto no cabelo (shampoos, cremes, não deve fazer escovas no cabelo.).
- Não é necessário suspender os medicamentos de uso contínuo.
- Para conseguir-se o sono espontâneo, o paciente deve fazer uma restrição de sono na noite anterior ao exame, dormindo no máximo três a quatro horas.
- Não existe restrição alimentar e bebês podem ser alimentados durante a colocação dos eletrodos para facilitar a indução do sono.