Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Síndrome do Túnel do Carpo: tudo o que você precisa saber sobre a doença.

Ao fazer algumas atividades básicas do dia a dia você sente dormência na ponta dos dedos e na palma da mão? Sente também dores na região do punho? Caso a resposta seja sim, então fique atento, pois estes podem ser os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo.

Está doença, de nome complicado, é causa dos formigamentos e dores na região das mãos. A Síndrome, que pode levar à perda das funções das mãos, ocorre a partir da COMPRESSÃO de uma estrutura que passa dentro do nervo mediano. Essa estrutura, que é denominada túnel do carpo, fica localizada entre as mãos e o punho.

Neste artigo você poderá esclarecer algumas dúvidas sobre as causas e os tratamentos desta doença, que tem atingido cada vez mais pessoas. Boa leitura!

Os principais sintomas
Como diferenciar os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo de uma simples dor muscular? Um exercício simples de fitoterapia pode indicar essa diferença.

Junte o dorso das mãos, na posição que os dedos fiquem para baixo. Mantenha essa posição por 1 minuto. Se você sentiu formigamento na ponta dos dedos e na palma mão, além de fortes dores no punho, isto indica que você pode ter está doença.

Outro teste também simples é tentar amarrar os cadarços dos sapatos. Ao fazer está atividade, você sentiu alguma dificuldade ou dores? Se a resposta for sim, está na hora de procurar um médico.

Outros sintomas comuns da Síndrome são: além das mãos, dores no braço e antebraços, e cotovelo. Dores circunstanciais ao realizar atividades comuns do dia a dia, ou à noite. Sensações de fraqueza, dormência e queimação nas mãos.

Fui diagnosticado com a Síndrome, como tratar?
A Síndrome do Túnel do Carpo é uma doença que acomete mais mulheres do que homens, principalmente depois da gravidez, devido principalmente às alterações hormonais que ocorrem durante a gestação.

Quando diagnosticada em sua fase inicial, a Síndrome pode ser tratada com algumas terapias simples, como: colocar bolsas de gelo sobre o punho, por 15 minutos duas vezes ao dia. Dormir com talas imobilizadoras. Realizar alongamentos, sempre respeitando o limite do corpo.

Alguns procedimentos médicos, como ultrassom terapêutico, ou também o uso de medicamentos como os que contem corticoides, podem auxiliar no alívio dos sintomas para aqueles pacientes em estágio mais avançado.

Procedimentos cirúrgicos também são realizados na tentativa de tratamento, como é o caso da microcirurgia que é realizada nos vasos sanguíneos e nos nervos usando um microscópio.

Como prevenir?
A Síndrome do Túnel do Carpo deriva de algumas causas, que se observadas e tratadas com cautela, podem evitar que está doença se desenvolva. Os principais fatores de risco incluem: Gravidez, diabetes, artrite reumatoide, fraturas, hipotireoidismo, obesidade e acromegalia.

Levar um estilo de vida mais saudável, no caso dos fatores de risco como obesidade e diabetes, contribuem para prevenir o desenvolvimento da Síndrome. Fazer exames de rotina para tratar dos outros fatores de risco também contribui para que esta doença não ocorra.

O diagnostico precoce da Síndrome do Túnel do Carpo também auxilia para que a doença não progrida, evitando que o paciente tenha que passar por tratamentos mais rigorosos, como a aplicação de injeções de corticoides e procedimentos cirúrgicos.

Por isso, convidamos você a conhecer a clínica Neuromaster, que é referência no Brasil. Entre em contato para agendar uma consulta com um de nossos profissionais especializados.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados