Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

4 cuidados com os primeiros socorros para um infarto cardíaco

4 cuidados com os primeiros socorros para um infarto cardíaco

As doenças cardiovasculares figuram entre as principais causas de mortes no mundo inteiro. No Brasil, cerca de 30% dos óbitos registrados possuem relação com algum problema do coração. Dos 300 mil casos anuais de ataque cardíaco, 80 mil resultam em vítimas fatais. São inúmeros os motivos que podem levar uma pessoa aparentemente saudável a um quadro crítico como esse, e podem incluir estresse, colesterol alto, obesidade, diabetes, hipertensão, sedentarismo, etc.

Os números alarmantes mostram que todos nós estamos suscetíveis a passar por uma situação como essa, e saber lidar com ela da melhor maneira possível é indispensável. Desse modo, confira a seguir quatro cuidados com os primeiros socorros para um infarto cardíaco que você deve ter.

1. Reconhecendo um infarto

Antes de qualquer coisa, você deve saber reconhecer uma situação de urgência. Se alguém ao seu lado reclamar de uma forte e intensa dor no peito, sem apresentar melhoras e com tendência a se espalhar pelo braço, cuidado! Pode ser o alerta para um ataque cardíaco.

Falta de ar ou fraqueza intensa e súbita, dor na mandíbula que se estende até o umbigo, dor no peito depois de um grande trauma ou estresse emocional também podem sinalizar um possível infarto do miocárdio. Reconhecidos esses sintomas, você deve acionar uma ambulância imediatamente.

2. Afrouxar a roupa

Enquanto a emergência não chega, você pode realizar algumas tarefas que ajudarão a lidar com o problema. Uma delas é colocar a vítima em uma posição confortável, seja sentada ou até mesmo deitada, e afrouxar suas roupas. Dessa forma, é possível aliviar a sensação de falta de ar e, ainda por cima, manter a calma e o controle da situação.

3. Tranquilizando e medicando

Manter a pessoa que está sofrendo um ataque cardíaco consciente é uma tarefa essencial. Você precisará conversar e interagir com a vítima, acalmando-a e informando-lhe que o socorro está a caminho. Se a dor no peito persistir, você pode ministrar dois comprimidos de 100 miligramas de ácido acetilsalicílico infantil, caso possua em casa. O remédio ajuda a dissolver as placas de gordura e o coágulo de sangue que estão obstruindo a artéria do coração.

Todavia, essa precaução é indicada em casos com menos gravidade e em pacientes que não possuam nenhuma reação adversa à medicação.

4. Massagem cardíaca

Esse procedimento é necessário quando a pessoa que sofreu o ataque cardíaco desmaia ou perde a consciência. Assim sendo, com as mãos cruzadas e espalmadas, pressione o tórax da vítima exatamente no centro do peito. Depois disso, comprima-o com movimentos repetidos e compassados.

Você pode também usar um desfibrilador automático, caso possua essa peça ao seu alcance e saiba como manejá-la. Se não souber, basta colar as pás adesivas no peito do paciente e executar as instruções faladas pelo aparelho. Evite manusear o objeto em locais molhados.

Agora que você sabe o que fazer em uma situação de possível ataque cárdico, que tal acessar nosso site e explorar outros artigos? Você também pode marcar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas pessoalmente com um especialista.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados