Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Quais os principais sintomas da deficiência de vitamina B12

Muita gente não sabe, mas a cobalamina, também conhecida como vitamina B12, é uma das mais importantes substâncias para o nosso organismo.

Hidrossolúvel, ela auxilia a manter a saúde das células vermelhas do sangue e do metabolismo do sistema nervoso. Também é a vitamina B12 que diminui o risco de agravos no DNA e previne o organismo contra a anemia perniciosa.

Além desses benefícios, estudos apontam que a cobalamina também é altamente benéfica para os idosos, prevenindo o encolhimento da massa do cérebro.

Benefícios comprovados da cobalamina

A importância da vitamina B12 se dá pelas seguintes funções:

– O desenvolvimento das células vermelhas no sangue;
– Desenvolvimento e manutenção das funcionalidades do sistema nervoso central;
– Na produção de DNA, diminuindo os riscos de quebras nos cromossomos;
– Previne a anemia megaloblástica;
– Mantém os neurônios, material genético e glóbulos saudáveis.

É importante destacar que a vitamina B12 possui a característica de não ser suprimida pelo organismo através da urina. Isso porque o fígado, rins e demais órgãos fazem o seu armazenamento e a partir daí ela é aproveitada.

Deficiência de vitamina B12
Quando um paciente sofre de deficiência da vitamina B12, ela geralmente se dá devido à ausência na produção de fator intrínseco, necessário para a absorção de cobalamina no íleo terminal. A vitamina é imprescindível para o desenvolvimento de células vermelhas no sangue, desempenho neurológico e síntese de DNA.

Devido a sua grande importância ao organismo humano, a deficiência de vitamina B12 pode gerar uma série de complicações. A sua ausência pode levar a lesões irreversíveis no sistema nervoso, por conta da falência dos neurônios.

Os principais sintomas da deficiência de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 conta com uma série de sintomas. A ausência dessa substância no organismo pode causar anemia perniciosa, doença que apresenta os seguintes sintomas:

– Modificações neurológicas (progressivas e até mortais, caso não haja tratamento);
– Fraqueza e cansaço;
– Convulsões;
– Danos irreparáveis no tecido parietal gástrico;
– Afta.

A deficiência de vitamina B12 também eleva o risco de os pacientes desenvolverem depressão.

Outros sintomas relacionados à ausência da vitamina são:

– Falta de energia;
– Perda de apetite;
– Atordoamento ao se levantar repentinamente ou ao fazer algum tipo de esforço;
– Problemas de memória;
– Falta de atenção e concentração;
– Icterícia;
– Dores bucais;
– Constipação ou diarreia (dependendo da situação orgânica do indivíduo);
– Língua inflamada ou inchada;
– Alucinações.

Em casos mais severos de deficiência de cobalamina o paciente pode chegar ao coma. Estudos também relacionam a falta da vitamina ao surgimento do Alzheimer, em idosos.

Cuidado com o vício!
Tanto o consumo de bebidas alcoólicas quanto o tabagismo podem comprometer a absorção de vitamina B12. Além disso, o consumo de alimentos ricos em fibras junto com fontes da vitamina deve ser evitado. Isso se dá ao fato de que as fibras também podem interferir na absorção da substância. O mesmo vale para medicamentos como ácido aminossalicílico e neomicina.

Será que os níveis de vitamina B12 do seu organismo são adequados para manter sua saúde em ordem? Como você pode ver, boa parte dos sintomas da deficiência de vitamina B12 são bastante comuns, portanto, o indivíduo pode não se dar conta da ausência da substância em seu organismo.

Por isso, é fundamental realizar exames periódicos. Marque sua consulta na Neuromaster – nossa clínica oferece diversos exames e especialidades e está sempre pronta para atender as suas necessidades.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados