Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Ansiedade

 

Ansiedade: transtorno de ansiedade

Você já deitou à noite e não conseguiu dormir porque ficou pensando nas obrigações e compromissos do dia seguinte? Se sua reposta foi sim, você, como muitas outras pessoas, já experimentou um episódio de ansiedade.
Dizemos muitas outras pessoas porque o transtorno de ansiedade é um distúrbio razoavelmente comum em nossa sociedade, que exige de nós um estado de prontidão e alerta quase 24 horas por dia.

Parece que estamos sempre preparados para algo que vai acontecer, mas que, de fato, nunca acontece. E como se isso não fosse suficiente, ainda temos que lidar com uma quantidade de informação gigantesca (na maior parte do tempo, informação inútil), que é despejada sobre nós pelas mídias sociais.

A Neuromastes tem o compromisso de um tratamento humanizado com nossos pacientes. Por isso, preparamos esse artigo sobre transtorno de ansiedade.

Ansiedade – o que é o mal do nosso século?

O tempo é, geralmente, divido em três partes: passado, presente e futuro. Quando estamos no passado, podemos estar apenas recordando boas lembranças e sentindo saudades ou podemos estar remoendo amarguras. Já quando a nossa mente se transporta para o futuro, estamos antecipando virtualmente eventos que ainda não aconteceram e que não sabemos se irão acontecer.

Tanto passado, quanto futuro, são momentos temporais que existem apenas em nossa mente pensante. Não há qualquer problema em avançar e retroceder no tempo. Essa é a característica humana que criou belas obras artísticas e muito desenvolvimento tecnológico.

O problema da ansiedade reside em não conseguir vivenciar o presente. Quem sofre do mal século está constantemente adiantando eventos futuros, sob uma perspectiva catastrófica, muitas vezes. Quando nos adiantamos para o futuro para planejá-lo, estamos utilizando nosso raciocínio lógico. Mas, quando nos levamos para o futuro porque o presente é insuportável ou porque precisamos repassar cada detalhe da reunião de amanhã, é possível que estejamos experimentando um episódio de ansiedade.

O transtorno de ansiedade é, então, uma dificuldade de estar presente no presente, de fazer o corpo e a mente habitarem o mesmo lugar no espaço.

Tipos de transtorno de ansiedade

Ansiedade Generalizada: forma bastante comum do problema e que pode ser caracterizada como um estado de constante apreensão em relação a tudo.

Ansiedade Social: nessa forma do transtorno, a pessoa sente-se desconfortável em interações sociais.

Transtorno de Ansiedade: caracteriza a doença em si, com problemas relacionados com fobias, síndromes, transtornos de obsessão, TOC, distúrbios e estresse excessivo.

Crise de Ansiedade: ocorre quando há manifestação de sintomas físicos como suor, coração disparado ou uma vaga sensação de aperto no peito ou na garganta.

Ataques de Ansiedade: também conhecida como crise existencial, está presente quando começamos a questionar o sentido de tudo e nos colocar questões de difícil resposta como “qual a razão de estar vivo?” ou “por que não consigo ser como os outros?”.

O que fazer se me reconheço com transtorno de ansiedade e suas manifestações?

Procurar ajuda deve ser o primeiro passo de quem está experimentando o transtorno de ansiedade. Há muitas formas de conseguir ajuda. É necessário buscar por um médico e conseguir acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Mas também é importante buscar por outros grupos, que podem ser amigos e familiares, algum grupo ligado à espiritualidade, com o qual você se identifica, ou uma atividade artística e atividades físicas.

Gostou do nosso conteúdo sobre ansiedade? Então, entre em contato com a Neuromaster. Estamos sempre dispostos a ajudar!

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados