Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

AVC

De acordo com números do Ministério da Saúde, é crescente o número de casos de AVC em pessoas com menos de 40 anos de idade. O aparecimento do problema em pessoas jovens, com a saúde teoricamente melhor, é motivo de preocupação e do surgimento de muitos mitos ao redor desse assunto. Hoje, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre esse quadro.

O que é AVC?

AVC é a sigla de Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame cerebral ou acidente vascular encefálico. Acontece quando um dos vasos sanguíneos responsáveis por levar sangue ao cérebro entope ou se rompe. Isso provoca a paralisia da região cerebral que ficou sem sangue. Vale lembrar que o sangue leva nutrientes e também oxigênio para todo o organismo, por isso é tão perigosa a falta de irrigação.

Ou seja, o AVC ocorre quando o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido bruscamente por algum fator.

Quais são os sintomas?

Para não ficar com sequelas, é fundamental buscar ajuda médica o mais rápido possível, por isso, fique atento aos principais sintomas: dificuldade para movimentar um membro ou um lado do corpo ou do rosto; tontura; dificuldade para se manter em equilíbrio; desmaio; visão embaçada; formigamento ou perda da sensibilidade em alguma parte do corpo; dificuldade para falar ou comer.

Ao perceber um ou mais sintomas, deve-se contatar o SAMU imediatamente, para que os primeiros socorros sejam rápidos. A quantidade e a intensidade dos sinais dependem da região do cérebro que ficou sem irrigação ou do vaso sanguíneo interrompido (vasos diferentes carregam fluxos de sangue diferentes).

AVC Isquêmico e Hemorrágico

Existem dois tipos de AVC e os tratamentos são diferentes para cada um deles.

O AVC Isquêmico se caracteriza pelo entupimento dos vasos que levam sangue para o cérebro. Para tratá-lo, podem ser usados medicamentos (em geral, contra hipertensão e colesterol); trombólise, feita com anticoagulante nas primeiras 4 horas do derrame; cateterismo cerebral pode ser feito no lugar da trombólise, com um tubo flexível que vai da virilha ao cérebro para desobstruir o vaso sanguíneo em questão; desobstrução da artéria carótida; cirurgia de descompressão cerebral.

Já o AVC Hemorrágico acontece quando o vaso sanguíneo se rompe. Nesse caso, é preciso diminuir o sangramento. Quando a pressão está muito alta, é utilizado um medicamento contra hipertensão. Também pode ser feita a operação de descompressão cerebral, mas na maior parte dos casos, o próprio organismo absorve a hemorragia.

Tem como prevenir?

Existem alguns fatores de risco que favorecem a ocorrência de AVCs, portanto, é possível prevenir com base nesses fatores.

Procure estar dentro do peso considerado ideal para você; reduza o consumo de sal, gordura e açúcares; evite o tabagismo; pratique alguma atividade física regularmente; procure tratar doenças como colesterol alto, hipertensão e diabetes.

De modo geral, adotar hábitos de vida mais saudáveis, para o corpo e para a mente, é a melhor maneira possível de reduzir os riscos de sofrer com algum tipo de AVC. Consulte um médico regularmente também para fazer um check-up geral e garantir que a saúde esteja em dia.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados