Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Como a apneia do sono pode atrapalhar sua qualidade de vida

A apneia do sono é um mal que normalmente não é notado por quem o possui. Muitas pessoas a confundem com o ronco, porém, na apneia, esse som é interrompido por engasgos. Ela é a causa de diversas doenças e pode até matar caso não seja tratada. Os engasgos que algumas pessoas possuem durante o sono podem significar a presença da doença responsável pelo comprometimento do ciclo de ventilação pulmonar.

A apneia é a consequência de problemas no fluxo de ar que entra nos pulmões. Existem dois principais tipos da doença: a apneia central e a apneia obstrutiva. É o tipo da falha respiratória que vai definir qual o tipo de apneia que a pessoa tem.

Esse distúrbio passou a ser visto de forma mais séria nos últimos anos, porque sua incidência aumentou e o avanço dos estudos na área foi muito grande. Inclusive, no Brasil, já é considerado um problema de saúde pública.

Mas você sabia que além de afetar sua saúde essa doença também influencia a sua qualidade de vida? Ela interfere em várias áreas do seu corpo, incluindo o seu cérebro. Separamos aqui em quais aspectos ela atrapalha a sua qualidade de vida.

1 – Seu sono fica debilitado

Um sono de qualidade é imprescindível para uma boa memória, raciocínio lógico e capacidade de reação do seu corpo. O problema da apneia do sono é que toda vez que sua garganta se fecha enquanto você dorme, seu corpo precisa fazer um esforço para conseguir reabri-la. Isso significa que quando isso acontece você tem pequenos despertares, ou seja, não consegue atingir as etapas mais profundas do sono, chamadas de reparadoras.

2 – Seu nível de estresse sobe

Pesquisadores americanos observaram que detentores da doença tinham a massa cinzenta com níveis de glutamato – responsável por acelerar o pensamento – maiores que o normal. Isso poderia explicar o estresse presente em pessoas com esse problema, que pode evoluir para casos de ansiedade e depressão.

3 – A pressão fica mais alta

A apneia e a hipertensão estão conectadas. Cientistas já comprovaram que o distúrbio provoca uma ativação do sistema nervoso autônomo, responsável por controlar o fluxo sanguíneo, o que aumenta o problema cardiovascular. Novas pesquisas mostram que a obstrução das vias respiratórias não só aumenta a sua pressão como atrapalha a eficiência de remédios contra a hipertensão.

4 – Aumenta a sua distração
Se você não possui um sono de qualidade sua atenção fica mais dispersa. Com isso, manter o foco por muito tempo se torna difícil, principalmente quando precisar realizar tarefas corriqueiras. O resultado disso é o aumento das chances de acidentes.

5 – Prejudica os dentes e os ossos
Com a apneia do sono, os engasgos fazem com que o paciente durma muito tempo com a boca aberta, fazendo com que o PH da região fique mais ácido, deteriorando os dentes. Além disso, a falta de oxigênio estremece os esqueletos, aumentando a incidência de osteoporose em 2,7 vezes.

Não deixe que a sua qualidade de vida seja afetada pela apneia do sono. Agende já uma consulta e cuide da sua saúde!

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados