Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Depressão

 

 

A depressão é um transtorno psicológico grave, que acomete os neurotransmissores responsáveis pelo transporte de sensações e sentimentos. Ela pode começar de forma tímida, despercebida, disfarçada de uma leve tristeza que se acredita ser momentânea, o que é comum em todo ser humano. Mas se persistente, indica que algo está errado. Alguns sintomas da depressão incluem: falta de energia, baixa autoestima, falta de vontade de realizar atividades, sair e socializar, pessimismo e tristeza profunda.

Segundo as últimas estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, um significativo aumento de mais de 18% entre os anos de 2005 e 2015. O Brasil é um dos países da América Latina que acumula mais casos do distúrbio, e até 2020, estima-se que a depressão será a principal doença mais incapacitante do mundo, ou seja, impactará na rotina da pessoa afetada, desde o trabalho, até a área afetiva e familiar.

Causas

Assim como outros distúrbios psicológicos, não se sabe ao certo a real e específica causa da depressão. Mas alguns fatores sociais, psicológicos e biológicos podem estar relacionados, como:

• Genética
• Perda de algum ente e a dificuldade de lidar e superar isso
• Problemas financeiros e desemprego
• Desequilíbrios químicos cerebrais (Falha na interação dos neurotransmissores, que são responsáveis pelos sentimentos de felicidade, estresse, humor, regulação do sono, etc.)
• Desequilíbrio hormonal (Menopausa e alterações na tireoide, por exemplo)

Tipos

Existem diversos tipos de depressão, decorrentes de fatores pessoais, que podem influenciar o seu desenvolvimento, por exemplo:

• Depressão pós-parto – Esse tipo de depressão caracteriza-se pela intensa tristeza e falta de esperança logo após o parto. A mãe pode demonstrar certa rejeição ao bebê. Algumas de suas causas estão ligadas aos altos índices de hormônios liberados, a mudança no estilo de vida, e até o medo de não conseguir dar conta da responsabilidade.

• Depressão psicótica – Esse tipo de depressão é uma das mais severas e perigosas, pois causam delírios e alucinações. A pessoa afetada pode ter intenções de se automutilar, e em casos extremos, de cometer suicídio.

Diagnóstico e Tratamentos

O diagnóstico é feito por um médico especialista, que avaliará a intensidade e o tipo da depressão, e de que forma ela deverá ser tratada.

O tratamento é feito através do uso de remédios, e em alguns casos mais graves, alia-se o remédio com algum tratamento complementar, como: Psicoterapia ou terapia eletroconvulsiva.

Existem também tratamentos alternativos, como: acupuntura, ioga, meditação, espiritualidade, homeopatia, etc., que são eficazes quando aliados a outros tipos de tratamento,

Nunca trate a depressão como frescura ou algo simples de lidar. Nem cometa o erro de deixar de buscar tratamento achando que isso se cura sozinho, ou que é uma coisa passageira.

As doenças psicológicas são as mais vorazes, pois são silenciosas e acometem o paciente de dentro para fora, afetando sua vida e suas relações profissionais e interpessoais. Então é sempre importante que as pessoas estejam sempre atentas ao seu redor também, pois alguém perto de você pode estar sofrendo de depressão e nem ela mesmo imagina, ou sabe, mas precisa de um incentivo e um apoio para buscar um tratamento.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados