Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Depressão

É uma condição natural do ser humano apresentar, ao longo da vida, momentos de alegria e momentos de tristeza. Porém, quando essa tristeza causa prejuízos no funcionamento do indivíduo, com duração de mais de duas semanas, na maioria dos dias ou durante quase todos os dias, pensamos no diagnóstico de depressão.

A depressão é mais comum em mulheres que em homens, mas não se sabe se é porque os homens têm mais dificuldade em procurar ajuda, por não aceitarem estar deprimidos, ou se os casos são subnotificados.

No Brasil, de 15 a 25% das pessoas apresentam ou apresentaram ao menos um episódio depressivo ao longo da vida.

É uma doença muitas vezes incapacitante e que pode ocorrer também na infância e na adolescência. A diferença essencial dessa faixa etária para a adulta é que não há necessariamente humor deprimido, pode ocorrer apenas humor irritável.
A depressão, portanto, seria uma tristeza maior, que causa um sofrimento intenso e que possui características como: tristeza e/ou irritabilidade, choro fácil, desânimo, cansaço ou fadiga, isolamento social, ausência de prazer em atividades que antes lhe eram prazerosas, insegurança, indecisão, desesperança (principalmente a crença de que aquele sofrimento nunca irá acabar), ideação suicida, alterações no sono (insônia ou sonolência excessiva) e no apetite (diminuição ou aumento do apetite), sentimentos de culpa, pessimismo, dificuldade de concentração, entre outros.
Dependendo da intensidade dos sintomas, ela pode ser classificada como leve, moderada ou grave.

O que pode causar?

A depressão grave pode cursar ou não com sintomas psicóticos. Estes seriam alucinações (principalmente ouvir ou ver coisas que não existem) ou delírios (alteração do conteúdo do pensamento, chamado, no popular, de falar coisas sem sentido como, por exemplo, que há pessoas perseguindo o indivíduo).

As causas não são bem estabelecidas; podem ser genéticas, ambientais ou mesmo da interação gene-ambiente. Sabe-se apenas que há redução de neurotransmissores, como serotonina, noradrenalina e dopamina. Pode ocorrer devido a alguma situação ambiental (um fator estressante) ou sem motivo aparente.

E o mais importante é saber que existe sim tratamento para a depressão, que pode ser farmacológico e/ou psicoterápico. Portanto, se você percebe em si ou em alguém ao seu redor sintomas/características descritas acima, não deixe de buscar ou orientar a busca de ajuda médica, através do médico psiquiatra, e psicológica, através do psicólogo. Muitos estudos mostram que a associação entre psicofarmacologia e psicoterapia apresenta melhores resultados.
Não permita que o preconceito o impeça de buscar assistência médica. O sofrimento pode ser aliviado ou mesmo curado. Então, loucura seria sentir tamanha dor e não buscar ajuda.

Agende uma consulta

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados