Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Entenda a relação entre apneia do sono e hipertensão

Todo mundo sabe que alguns hábitos de vida podem aumentar as chances de que uma pessoa sofra com a hipertensão arterial. Um dos exemplos é a alimentação desequilibrada, com excesso de sódio e gordura. No entanto, o que talvez seja novidade, é que um distúrbio do sono também está relacionado com a hipertensão. De acordo com algumas pesquisas, a apneia do sono influencia diretamente no desequilíbrio da pressão arterial. Veja a seguir de que forma isso acontece.

Apneia do sono: o que é?

É um distúrbio que se caracteriza basicamente pelo seguinte: enquanto está dormindo, em alguns momentos a pessoa para de respirar por uns segundos. Muita gente que sofre com esse transtorno nem mesmo sabe e, de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% da população brasileira na fase adulta tem apneia do sono.

É possível identificar alguns sintomas, dentre eles, a sonolência excessiva ao longo do dia, dor de cabeça logo pela manhã, insônia, ronco muito alto, sentir o sono interrompido abruptamente com falta de ar, acordar com a boca seca e até uma irritação aparentemente sem motivo, que pode ser resultado de uma noite mal dormida.

Apneia do sono e hipertensão arterial

Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina fizeram uma pesquisa com mais de mil voluntários, moradores de São Paulo. Essas pessoas foram submetidas ao exame de polissonografia, que é uma medição das variáveis fisiológicas durante o sono. A partir disso, constataram que 38% dos indivíduos que compunham o grupo sofriam de apneia do sono e, desses, 50% também tinham pressão alta.

Depois dessa observação, os estudiosos analisaram outros aspectos e concluíram que quem sofre de apneia acaba sendo submetido a um quadro de estresse durante o sono. Justamente por essa pausa na respiração durante vários momentos da noite, os tecidos do organismo acabam não sendo tão bem oxigenados como deveriam. O oxigênio diminui, o gás carbônico aumenta e possivelmente a pessoa acaba despertando para respirar. O conjunto de todos esses fatores, a médio e longo prazo, favorece um quadro de hipertensão arterial.

E é importante ressaltar que a hipertensão arterial pode acabar desencadeando outros problemas de saúde muito sérios, como insuficiência renal, infarto do miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O que fazer?

Felizmente, existem medidas eficientes para tratar a apneia do sono. Para quem tem sobrepeso, procurar emagrecer e se manter dentro do peso considerado ideal é a primeira recomendação. Elevar a cabeceira da cama até 20 cm também pode ajudar, assim como evitar fumar e beber antes de se deitar.

É claro que, além disso, também é recomendado que a pessoa procure um especialista para fazer o exame de polissonografia e também para saber quais são as orientações de acordo com o seu caso especificamente. Ao perceber que você ou alguém próximo tem um distúrbio no sono, é possível procurar um neurologista para fazer uma avaliação.

A Neuromaster é referência em neurologia Brasília, reunindo aproximadamente vinte neurologistas, além de psiquiatras. Entre em contato para agendar uma consulta com um de nossos profissionais especializados

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados