Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Hipotireoidismo

 

 

O hipotireoidismo é uma doença que afeta o funcionamento da glândula da tireoide, localizada na parte dianteira do pescoço, provocando alterações na liberação de hormônios. Essas variações hormonais causam, dentre outras coisas, diminuição do metabolismo basal, responsável pelo gasto energético; sensação de cansaço e esgotamento; transtornos no sono; retenção de líquidos e facilidade para ganhar peso.

Mais comuns entre as mulheres, que são até oito vezes mais propensas a desenvolver o problema em relação aos homens, esse distúrbio também pode causar alterações menstruais, ressecamento da pele e do cabelo, dores musculares, unhas quebradiças, prisão de ventre, osteoporose, entre outros.

Causas

Em adultos, na maioria dos casos, este mal é provocado pela Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que atinge o corpo fazendo com que ele ataque o organismo, que passa a produzir anticorpos que afetam a tireoide. Ele também pode aparecer durante a gravidez ou no período pós-parto.

Além disso, mulheres com mais de 50 anos que tenham casos na família, que já passaram por tratamento com radiação na área da cabeça e do pescoço ou que já tenham retirado uma parte ou toda a tireoide, geralmente são mais propensas a ter o problema.

Quem faz uso de medicamentos para tireoide com o objetivo de emagrecer também pode apresentar a doença, pois uma vez que estes hormônios já estão agindo na corrente sanguínea, a glândula pode parar ou diminuir a sua produção natural.

Por fim, outra causa menos comum é a infecção por vírus, como o da gripe, que, em alguns casos, pode levar ao desenvolvimento de problemas na tireoide.

Com isso, se a pessoa tem algum caso na família, se apresenta alguns dos sintomas relacionados ao hipotireoidismo, se está no início da gravidez ou planeja engravidar, deve perguntar ao médico se é necessário a realização de testes.

Diagnóstico

Atualmente existem vários exames que possibilitam a confirmação do hipotireoidismo e após uma análise clínica o médico será capaz de indicar o melhor procedimento para cada caso.

Entre os testes mais comuns estão exames de sangue que fazem a medição dos níveis do hormônio estimulador da tireoide (TSH) e do hormônio (T4). Já quando a causa do problema é a doença de Hashimoto, as análises podem detectar os anticorpos que atacam o organismo desse modo, o especialista pode definir a melhor abordagem terapêutica.

Tratamento

Mesmo sendo um problema sério, o tratamento para o hipotireoidismo é bem simples. Ele consiste no uso de medicamentos, na forma de comprimidos, que contém o hormônio da tireoide e mesmo que a medicação seja de uso contínuo e ininterrupto, a dosagem pode variar com o passar do tempo por isso é muito importante ter o acompanhamento constante de um bom endocrinologista.

Por fim, a manutenção de uma rotina saudável formada pela prática de exercícios físicos aliados a uma dieta balanceada, composta por alimentos como óleo de coco extra virgem; erva-doce, que provoca a produção de hormônios; algas ricas em iodo; gengibre; pistache; gergelim; ginseng e alho, dentre outros, também pode auxiliar muito no controle da doença.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados