Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Migrânea crônica e Botox

A Migrânea crônica, também conhecida como enxaqueca crônica, é um problema sério, que afeta diversas pessoas. Porém, existem formas de combatê-la. Vamos ver um pouco sobre a enxaqueca, seus sintomas e consequências, e como o botox pode ser usado para tratá-la.

A Migrânea Crônica

A enxaqueca é uma dor de cabeça latejante, de moderada a forte, focada em um lado do crânio. Já o aspecto crônico, se dá na persistência das dores por 15 dias ao mês, sendo pelo menos 8 desses dias com sintomas de enxaqueca, durante 3 meses.

A migrânea é causada por alterações químicas no cérebro, que podem ocorrer por diversos motivos. Infelizmente, a enxaqueca ainda não tem cura definitiva. Porém, existem algumas precauções que podem ser tomadas para evitar que ela aconteça. Vamos ver algumas delas, junto com as causas.

O estresse, é um dos maiores responsáveis por enxaquecas, portanto evitar levar trabalho para casa e manter uma rotina regular ajuda na diminuição das dores. Atividades que promovem relaxamento ou exercícios físicos são muito recomendadas.

Outra causa comum para esse tipo de problema é a falta de sono, portanto, é fundamental estabelecer um horário regular para dormir de 7 a 8 horas. Além disso, o jejum demorado e o tipo de alimento também podem provocar dores. Para evitar isso, é bom ter um cronograma de refeições, sem pular nenhuma, e evitar comidas nocivas.

É preciso também, afastar-se de sons e luzes muito fortes, especialmente durante as crises, pois um sintoma comum é o aumento desse tipo de sensibilidade. Alguns dos outros sintomas que podem ocorrer, são náuseas e vômitos.

Alguns dos outros possíveis gatilhos para dores são mudanças bruscas de temperatura e pressão, usos de medicamentos vasodilatadores e alterações hormonais.

Como não possui cura definitiva a única solução são os tratamentos que podem ser feitos de maneira preventiva, através de remédios como antidepressivos, ou controlar os sintomas depois que apareçam. Porém, existe uma nova alternativa no combate a esse mal. O Botox.

O Botox contra a enxaqueca

O Botox, ou a toxina botulínica, é conhecida na cirurgia plástica para deixar a aparência mais jovem. Porém, recentemente, esse tipo de tratamento tem sido aplicado no combate a enxaquecas crônicas, tendo sido aprovado pela ANVISA em 2011.

O botox é aplicado em algumas certas áreas específicas, como testa, têmpora, nuca, pescoço e ombros, e age combatendo a substância CGRP, que causa as dores, e interrompendo a transmissão da dor pelo sistema nervoso central. O processo é feito através de injeções uma vez por mês, podendo durar até 8 meses, e tem se mostrado muito eficaz no controle desse tipo de dor.

É fundamental destacar que esse tipo de tratamento não é uma cura. É apenas um alívio. Para diminuir de vez os efeitos das enxaquecas é necessário descobrir a origem do problema, para cortá-lo. Como sempre, o recomendável é que, antes de iniciar qualquer tratamento, o paciente passe por uma consulta médica.

Ainda assim, o Botox é um excelente auxílio no combate a dores de cabeça por conta de enxaquecas. Vale conferir.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados