Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

O que causa a apneia do sono e quais são os seus níveis?

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a apneia do sono, uma condição na qual o indivíduo sofre com a diminuição ou a parada temporária da respiração durante a noite enquanto dorme. Trata-se de um problema crônico cuja causa pode ter origem devido a alguma obstrução nas vias aéreas, ou ainda por problemas neurológicos. A boa notícia é que a apneia do sono tem tratamento.

Quer saber um pouco mais sobre o que é a apneia do sono e quais são as suas fases? Então confira abaixo o texto que preparamos sobre esse assunto. Boa leitura!

Podendo ocorrer de forma voluntária ou involuntária, a apneia do sono afeta o indivíduo especialmente enquanto ele dorme. Como já citado, trata-se de uma condição causada por possíveis obstruções das vias aéreas.

Como já é de se imaginar, a apneia do sono é extremamente prejudicial para a saúde como um todo, especialmente no que diz respeito à qualidade do sono do indivíduo acometido por ela. Isso porque as paradas na respiração podem chegar a acontecer 50 vezes a cada hora de sono, o que configura um grave caso de apneia do sono, podendo gerar problemas de saúde mais graves.

Os homens com mais de 40 anos são os que possuem mais chances de desenvolver um quadro de apneia, em especial os que contam ainda com quadros de obesidade. Quanto não tratada, a apneia do sono pode também desencadear outras doenças de ordem crônica, já que piora a qualidade do sono e compromete o sistema imunológico e a saúde do indivíduo como um todo.

Apneia do sono X qualidade do sono
Como já é de se imaginar, a apneia do sono compromete completamente a qualidade das horas dormidas diariamente. Isso porque toda vez que a respiração é cessada, o cérebro “acorda” justamente para fazer com que a respiração seja retomada. Sendo assim, o indivíduo que sofre com essa condição acaba não conseguindo dormir de forma profunda, pois seu cérebro “desperta” a noite inteira para fazer com que ele volte a respirar.
Dessa forma, sem ter acesso ao sono profundo e restaurador, o responsável por repor nossas energias, aos poucos o corpo e a saúde do indivíduo passam a ser afetados.

Níveis da apneia do sono

O diagnóstico de apneia do sono pode ser dado por um dentista, que pode fazer tanto a identificação quanto o tratamento da doença em alguns casos. No entanto, antes de começar o tratamento, é necessário saber qual o nível em que a apneia do sono daquele indivíduo se encontra.

Muitas vezes, a causa da apneia do sono pode ser odontológica, sendo necessária a inserção de um aparelho intraoral para abrir a passagem de ar, o que já melhora a condição. No entanto, para saber o nível em que se encontra a apneia, é necessário realizar um exame chamado polissonografia.

Basicamente, a polissonografia leva em consideração quantas vezes a pessoa deixa de respirar durante o sono.
Até o nível 5 – apneia considerada normal;
Entre 5 e 15 – apneia considerada leve;
Entre 15 e 30 – apneia considerada moderada;
Acima de 30 – apneia considerada grave.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados