Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Por que a falta de vitamina D pode piorar o controle do diabetes?

 

 

Por que a falta de vitamina D pode piorar o controle do diabetes?

Nos tempos atuais, com cerca de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes no Brasil, é impossível não ouvir algum tipo de comentário sobre essa doença. Cercada de mitos e simplificações, a diabetes é um problema crônico que incapacita o corpo de produzir insulina ou de administrar a insulina que produz.

O tratamento varia de acordo com o grau da doença, podendo ser necessária alguma mudança nos hábitos alimentares do paciente ou até mesmo o uso de medicação controlada. Contudo, uma série de pesquisas recentes mostrou a associação da vitamina D ao controle de doenças crônicas, entre elas, a diabetes. E é justamente por isso que, no artigo de hoje, iremos abordar a importância dessa vitamina para o controle do diabetes. Confira!

A importância da vitamina D

A vitamina D se caracteriza como um grupo de compostos solúveis em lipídio. Entre suas funções, está a de defender o sistema imunológico e a de melhorar a nossa saúde cardiovascular. Também possui propriedades que regulam as taxas de fósforo e cálcio no organismo.

Essa famosa vitamina também possui uma particularidade muito interessante: sua ativação se dá somente pela exposição aos raios solares, que são responsáveis por cerca de 80% do total de vitamina D que entra em nosso corpo. Como se não bastassem esses benefícios, ela também pode ser uma grande aliada no controle do diabetes.

Vitamina D e o controle de diabetes

A insuficiência de vitamina D no organismo de uma pessoa diabética pode atrapalhar o controle glicêmico. Isso ocorre porque todas as células necessitam de vitamina D, até mesmo as células do pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina. Desse modo, se afetado pela escassez de vitamina D, o pâncreas pode ser prejudicado no momento de produzir e distribuir a insulina.

Essa situação poderia ser evitada se a população que sofre de diabetes tivesse o hábito de tomar ao menos um banho de sol por dia. Essa tarefa, apesar de simples, muitas vezes é deixada de lado, principalmente nos grandes centros urbanos. De qualquer forma, é importante reservar alguns minutos diários para absorver a luz solar e, consequentemente, a vitamina D.

Como tomar um banho de sol de maneira saudável

Sempre que uma pessoa se expõe ao sol, seja ela diabética ou não, ela precisa tomar alguns cuidados e precauções a fim de se proteger dos raios solares. Isso porque, embora seja benéfica, a luz do sol também pode prejudicar nossa pele.

É necessário que a exposição aos raios solares seja direta. Ou seja, o sujeito precisa receber a luz direto no corpo, sem bloqueadores ou roupas protetoras. Além disso, não é recomendável que a exposição ocorra em horários de sol a pino. Na parte da manhã, 10 horas é o limite para se tomar banhos de sol. Já à tarde, a partir das 16 horas está liberada a exposição. Por fim, é aconselhável não ultrapassar a duração diária de 15 minutos de luz solar sobre o corpo.

Entendeu a importância da vitamina D para sua saúde? Se você quer se aprofundar mais nesse e em outros assuntos, visite nosso site ou marque uma consulta conosco. Possuímos excelentes profissionais para tirar suas dúvidas e cuidar da sua saúde.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados