Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Quais são os sintomas de infarto do miocárdio?

Quais são os sintomas de infarto do miocárdio?

O infarto do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é um problema que atinge milhares de pessoas no Brasil todos os anos. Apesar dos números alarmantes, que colocam a doença como principal causa de morte no mundo, a maioria das pessoas não consegue identificar os sintomas do infarto no momento em que ele acontece.

Por isso, hoje você vai conferir quais são os sintomas de infarto do miocárdio, informações que podem ser muito úteis para você e para todas as pessoas com as quais convive.

Afinal, o que é o infarto do miocárdio?

Mas você sabe o que é o infarto do miocárdio, o músculo cardíaco? Essa doença cardiovascular é causada pela obstrução de uma veia coronária, o que impede que o sangue oxigenado chegue à área do coração. Devido à insuficiência de sangue, o músculo entra em um processo conhecido como necrose, ou seja, morte de células.

Geralmente, o problema surge quando um coágulo de sangue se forma acima da placa de gordura responsável por revestir a veia. Dessa forma, o sangue fica impossibilitado de fluir, levando à morte da célula.

Os riscos de sofrer um infarto do miocárdio aumentam devido a alguns hábitos e fatores de risco, como ingestão exagerada de sal e gordura, sedentarismo, uso de álcool e tabaco, obesidade, diabetes, etc. Homens, pessoas acima de 65 anos ou com histórico familiar e mulheres na menopausa também estão mais propensos a desenvolver o problema.

Quais são os sintomas?

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, na maioria das vezes, não apresenta nenhum sintoma. O que não significa que eles não possam surgir em algum momento e que não possam ser identificados a tempo de evitar consequências mais graves. Além do mais, os sintomas podem aparecer tanto juntos como separadamente.

Dentre os mais comuns, está o aperto no peito, que pode também se apresentar como uma forte dor e pode, inclusive, expandir-se para outras partes do corpo, como o pescoço, as costas ou os braços, especialmente o esquerdo. Além disso, a pessoa pode sentir fadiga, ansiedade, suor frio, náusea, azia, tontura, palidez, falta de ar, palpitações ou batimentos cardíacos anormais.

Já as mulheres estão propensas a manifestar outros sintomas, conhecidos como atípicos por não se apresentarem em pessoas do sexo masculino. Alguns dos sintomas atípicos são enjoos, falta de ar, desconforto no peito, arritmia cardíaca e cansaço inexplicável.

Como agir em caso de infarto

Ao suspeitar de que você ou alguém próximo esteja sofrendo um ataque cardíaco, é preciso entrar em contato com uma equipe de emergência o mais rápido possível. É fundamental que a pessoa permaneça em repouso enquanto aguarda socorro médico. Ela também pode ingerir duas unidades de ácido acetilsalicílico (AAS) para auxiliar o fluxo sanguíneo.

Se a pessoa não estiver respirando ou não responder aos estímulos, será necessário realizar uma massagem torácica (ou cardíaca). Ao chegar ao pronto socorro, o médico poderá solicitar alguns exames para diagnosticar o infarto, tais como eletrocardiograma (ECG), exames de sangue, radiografia do tórax, ecocardiografia e cateterismo.

Agende uma consulta de rotina com um de nossos profissionais e venha nos conhecer. Essa é a melhor maneira de estar em dia com sua saúde!

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados