Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Quais são os tratamentos mais indicados para quem sofre de fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crônica que causa dores em todo o corpo e atinge cerca de 2% a 3% da população brasileira. Identificada nas últimas décadas, ela afeta principalmente as mulheres (90% dos casos) e está relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e do sistema supressor de dor.

Hoje vamos falar sobre essa doença que afeta milhares de brasileiros. Entenda quais são os sintomas, como é feito o diagnóstico e quais são os tratamentos mais indicados para quem sofre de fibromialgia.

 

Sintomas da fibromialgia

Os sintomas da fibromialgia se resumem às dores crônicas que o paciente sente em todo o corpo e que surgem de repente, mesmo sem a presença de lesões. Os sintomas apresentam-se predominantemente em um dos lados do corpo, embora o outro também sofra grande sensibilidade.

As dores são consideradas migratórias, uma vez que começam em uma região do corpo e podem se espalhar para outras regiões caso não haja um tratamento adequado. Elas podem se manifestar, por exemplo, atrás da cabeça, nos ombros, nas costas, nos joelhos, nos glúteos e próximo ao cotovelo, e podem durar até meses.

Além disso, o paciente pode sentir fadiga, alterações no sono e falta de disposição. Alguns também se queixam de dores de cabeça, problemas intestinais e sensibilidade na hora de urinar.

 

Diagnóstico da doença

O diagnóstico da fibromialgia deve ser feito com base no histórico do paciente. Em alguns casos, se torna difícil identificar a doença, já que as dores se manifestam em pontos específicos do corpo, o que leva os médicos a suspeitarem da existência de outros problemas.

Um paciente que se queixa de dor no braço, por exemplo, é diagnosticado com tendinite, mas volta a apresentar os sintomas em outra região do corpo no dia seguinte, ou então não responde de forma satisfatória aos remédios prescritos. Por essa razão, é muito importante que haja um acompanhamento médico, o qual irá contribuir para a correta identificação da doença.

O diagnóstico também pode ser demorado porque muitos médicos ainda resistem a considerar a fibromialgia uma doença. O que costuma acontecer é a associação errônea do problema a fatores psicológicos, o que, na prática, já se mostrou um grande equívoco.

 

Tratamentos mais indicados

O tratamento clássico envolve a associação de analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos, os quais atuam no sistema nervoso e no psicológico do paciente. Em muitos casos, porém, apenas os medicamentos não são suficientes para aliviar as dores do paciente.

Sendo assim, após o diagnóstico da fibromialgia, o médico pode indicar outros tratamentos eficazes para a doença, sempre combinados ao uso dos remédios. A prática permanente de exercícios físicos, principalmente os de relaxamento e alongamento, é uma excelente alternativa para trabalhar o lado físico do paciente, assim como outras abordagens, como massagens, fisioterapia, correção postural e acupuntura.

Após a fase de dores mais intensas, o paciente pode praticar outras atividades, como caminhada, ioga, hidroginástica e até mesmo dança. Isso mostra que apenas a medicação não é suficiente para melhorar os sintomas da fibromialgia e que é necessário intervir com outros tipos de tratamentos.

Esse artigo foi útil para você? Então agende uma consulta com um de nossos especialistas, o qual poderá te indicar os exames e procedimentos ideais para o seu problema.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados